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  • As pequenas e médias empresas também podem investir em marketing intelligence.
  • Democratizamos o geomarketing. Use a inteligência geográfica e invista no local certo.
  • Conheça nosso processo de formatação de franquia e expanda com segurança.

franquias

shutterstock 179156594 franTem um negócio e quer franquear? Saiba mais sobre nosso processo e como ele te mostra o caminho com maior chance de sucesso.
Vai investir em franquia? Consulte-nos. Um estudo independente é um ótimo investimento para garantir que seu dinheiro será aplicado da melhor forma. A duopo também possui advogados especialistas em contratos que podem ajudar você a interpretar os documentos envolvidos na negociação.

Nossa visão sobre o sistema de franchising

A Lei nº 8.955 de 1994 regulamenta os contratos de franquia. Segundo a Lei, franquia empresarial é o sistema pelo qual um franqueador cede ao franqueado o direito de uso de marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços e, eventualmente, também ao direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem que, no entanto, fique caracterizado vínculo empregatício.

O objetivo da Lei é determinar quais informações o franqueador deve fornecer ao franqueado através da Circular de Oferta de Franquia (COF), a ser entregue por escrito, em linguagem clara e acessível. As informações vão desde dados básicos sobre a empresa, como razão social, até a situação do franqueado ao término do contrato, passando por taxas e território de atuação. 

A criação da COF não exige muito conhecimento técnico. Basta juntar documentos, descrever a história do negócio e estimar os valores envolvidos. A linguagem informal permitida por Lei também possibilita que o documento seja feito com certa facilidade. Para um futuro franqueado a COF é muito mais simples de ser compreendida e analisada se comparada ao Contrato de Franquia, feito por advogados, com linguagem formal e jurídica. Mas, nem por isso, ela é menos importante. E nem por isso deve ser criada sem um estudo detalhado por parte da franqueadora. Muito menos lida, sem ser contestada por parte do franqueado.

O sucesso de uma rede que opera sob o sistema de franchising não depende apenas da COF e do Contrato. Para o negócio dar certo é preciso muito mais que isso. O processo de franquear envolve etapas importantes para o gerenciamento e crescimento da rede que, mesmo não solicitadas por Lei, influenciam diretamente as partes envolvidas (franqueados, franqueadores, fornecedores e clientes). Engana-se quem aposta que franquear é um processo meramente burocrático, com papelada, manuais, documentos e assinatura de um contrato.

Não é possível conseguir clientes por decreto. Nem expandir a marca de forma salutar apenas com manuais em mãos. Entender a dinâmica do mercado é fundamental. Quanto ele comporta dos produtos ou serviços oferecidos? Quantas unidades podem abrir (e onde) de forma a não comprometer a saúde financeira da rede? A Lei não obriga que o franqueador informe dados sobre o mercado, mas nós acreditamos na importância desse conhecimento para o sucesso da marca. Quem vai dizer se o negócio vai ou não dar certo é o mercado. As informações sobre ele é que vão dar a dica sobre o futuro de cada empresa.

Ao decidir franquear busque quem tem conhecimento em marketing e saiba utilizar as ferramentas necessárias para criar cenários condizentes e mais próximos da realidade possível. Esse é o negócio da duopo. Somos especialistas em marketing intelligence. Projetar demanda, criar modelos preditivos, pesquisar e entender o consumidor fazem parte do nosso dia a dia e é o que sabemos fazer de melhor. 

Tem um negócio e quer franquear? Saiba mais sobre nosso processo e como ele te mostra o caminho com maior chance de sucesso.

Vai investir em franquia? Consulte-nos. Um estudo independente é um ótimo investimento para garantir que seu dinheiro será aplicado da melhor forma. A duopo também possui advogados especialistas em contratos que podem ajudar você a interpretar os documentos envolvidos na negociação.

Quer virar franquia? Faça a formatação com a duopo

formatação de franquias

Essas são as etapas do processo de franquear em que a duopo atua. Você tem total liberdade de adquirir cada etapa de forma independente.

1. Viabilidade do negócio

o que é: estudo que indicará se seu negócio está pronto para virar franquia ou precisa de ajustes.

por que é importante: para que você possa analisar se o montante necessário para franquear e o retorno do investimento estão dentro das suas expectativas. É importante também para você saber qual a chance do seu negócio dar certo expandindo através do sistema de franchising. Por mais estranho que possa parecer, pode ser mais vantajoso abrir uma segunda unidade antes de investir em franquia.

o que você recebe: você receberá um relatório contendo informações sobre o que você precisa providenciar para se tornar franquia, qual o valor do investimento necessário e o prazo de retorno desse investimento. 

2. Planejamento estratégico

o que é: um estudo contendo todas as etapas necessárias para finalizar seu processo de expansão com sucesso. O planejamento inclui o que será necessário fazer, o tempo necessário e o investimento. Se o estudo de viabilidade indicar que seu negócio ainda não está preparado o planejamento incluirá também as etapas necessárias para a adequação.  

por que é importante: para você saber precisamente o que vai precisar fazer, em quanto tempo e os cenários se algo der errado. Você terá uma visão realista sobre o processo de expansão. Vai funcionar como um guia para orientá-lo no processo.

o que você recebe: um relatório contendo a direção pela qual seguirá sua empresa, suas metas e objetivos. Para isso serão estudados seus produtos e serviços, o potencial de vendas, as áreas com maior chance de sucesso, o perfil do seu cliente, os fornecedores e concorrentes e tudo que interferir no seu negócio. 

3. Formatação do negócio

o que é: a descrição de todos seus processos. A duopo identificará tudo que o franqueado precisará saber e fazer para tocar uma unidade do seu negócio.

por que é importante: para que a expansão ocorra de forma natural e sem entraves. Não adianta vender a franquia e deixar o franqueado na mão. Sua marca está em jogo e o sucesso do seu negócio também.

o que você recebe: nossa visita. Sim, a duopo acompanhará seu dia a dia e precisará muito da sua participação e do seu tempo para que toda a documentação necessária seja feita com o maior nível de detalhes possível.

4. COF

o que é: é a Circular de Oferta de Franquia, um documento que deve ser entregue ao franqueado, por escrito, com todas as informações sobre o negócio, incluindo taxas e serviços fornecidos pelo franqueador.

por que é importante: porque é exigido por Lei. Sem a COF você não vira franquia.

o que você recebe: um documento redigido com todas as informações exigidas por Lei.

5. Manuais

o que é: os manuais contém o passo a passo do negócio para ajudar o franqueado na operação. Os manuais mais comuns são o de Implantação e o de Operações. Dependendo do negócio são necessários outros, como o de marketing e vendas.

por que é importante: para que o franqueado gerencie uma unidade da sua marca de acordo com a qualidade exigida. 

o que você recebe: o conteúdo dos manuais em formato digital.

6. Contrato

o que é: o Contrato de Franquia determina as obrigações e direitos das partes envolvidas (franqueados e franqueadores).

por que é importante: para limitar as ações e deixar claro as responsabilidades de cada um. A duopo possui advogados especialistas em contratos, que redigem o documento de acordo com as possibilidades da Lei e com as particularidades do negócio.

o que você recebe: o contrato em formato digital.

7. Cadastro ABF

o que é: ter o cadastro na ABF significa aparecer no guia anual e no site da Associação Brasileira de Franchising.

por que é importante: para divulgar a marca.

o que você recebe: a duopo faz a intermediação e entrega os documentos já preenchidos para a associação.

8. Geomarketing

o que é: geomarketing é uma ferramenta útil para quem quer expandir um negócio. Ajuda a identificar o local com maior concentração de público alvo, com menos concorrência, boa acessibilidade e visibilidade.

por que é importante: para você identificar os locais com maior chance de sucesso e formatar sua rede da forma mais otimizada possível. Assim, você garante o melhor retorno para os franqueados e atende bem o seu público, sem deixar áreas descobertas. Um estudo de geomarketing também evita que franqueados disputem o mesmo público. Ou seja, todo mundo ganha. O estudo é imprescindível para classificar os locais para abertura das unidades e pode ser feito em diversos momentos do processo de expansão. Se você escolheu crescer em apenas um município é possível já determinar os bairros ou trechos de ruas mais importantes. Se você escolheu crescer no Brasil todo é possível identificar os principais municípios e fazer um segundo estudo quando surgir oportunidade de vender uma unidade, especificando o local dentro do município onde o candidato a franqueado reside.

o que você recebe: mapas, gráficos e relatórios que embasam o estudo. Tudo em formato digital, disponível para acesso através de login e senha. 

conheça nossos outros projetos

A duopo possui outros projetos que ajudam o pequeno e médio empresário. Acesse, conheça e participe! 

mdf

Portal que reúne informações sobre o franchising brasileiro de forma colaborativa e em tempo real. Gratuitamente. Queremos você no mapa! conheça

souempresariobrasileiro

Projeto ainda no forno da duopo. O portal disponibilizará relatórios e análises sobre diversos setores. Quem tem um negócio no Brasil sabe o quanto é difícil. conheça

geoduopo

Para  democratizar o acesso à análises geográficas, antes acessíveis somente às grandes empresas, estamos investindo em um sistema de geomarketing para PMEs.